A prática da capoeira está intimamente ligada à música, capoeira é um esporte afro-brasileiro, foi criada por descendentes afro-brasileiros.
Segundo Mestre Tucano Preto (2011) nas viagens que ele fez para o continente Africano o mesmo percebeu que é muito comum o canto em comemorações no geral onde há presença da música. Através da música é transmitido conhecimento, orientação, desafios entre outros aspectos para os capoeiristas.
CHULA
Cantiga curta normalmente feita de improviso que faz apresentação ou identificação. Normalmente faz uma louvação aos seus mestres às suas origens ou à cidade em que nasceu ou está no momento, pode ainda fazer culto à fatos históricos, lendas, pode ainda fazer culto a fatos históricos, lendas ou algum outro elemento cultural. É comum aos cantadores da roda usarem a chula como introdução para os corridos e ladainhas
CORRIDO
É uma cantiga que "acelera" o ritmo e que se caracteriza pela junção do verso do cantador com as frases do refrão repetido pelo coro total. O cantador faz versos curtos e simples que são à toda hora repetidos e o conjunto deles é usado como refrão pelo côro. Geralmente, o ocorrido é cantado nos toques de São Bento Grande, Cavalaria, Amazonas, São Bento Pequeno, sempre em toques mais acelerados.
QUADRA
Uma estrofe curta de apenas quatro versos simples, cujo conteúdo pode variar de acordo com a criatividade do compositor que pode fazer brincadeiras com sotaque ou comportamento de algum companheiro de jogo, pode fazer advertências, falar de lendas, fatos históricos ou figuras importantes da Capoeira. Normalmente as quadras terminam com uma chamada ao côro que pode ser: camaradinha, camará, volta do mundo, aruandê, Iêê...Êêê...dentre muitas.
LADAINHA
É um ritmo lento, sofrido, dolente, é como uma reza. Os participantes da roda devem ficar atentos ao cantador, pois na ladainha pode ser feito um desafio e, quando for dada a senha para o início do jogo qualquer um pode ser chamado neste desafio.
Data de publicação: 21/03/2012